domingo, 13 de outubro de 2013

onde está, meu lugar.


será que ja tenho idade pra sentir o "peso" dos reencontros? ou seria o peso desta  palavra eternizada em frases de músicas e poesias, como Vinícius: A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida ?
Acontece que acho que sim, acordei deste sono leve de viver apenas os encontros com suas cotidianas repetições. Quando o meu interior começa a buscar a reflexão com um ou outro reencontro posso então constatar que já fazem 6 anos desde o início do CEFET em minha memória. E não sai, será que não?
Ouvi esta semana que Saudade e Lembrança são diferentes no ponto em que saudade é algo melancólico e inacabado, como um desejo íntimo ecoando. E lembrança é uma aceitação de que em algum lugar do tempo ficou, como sempre as coisas ficam (sem a menor pretensão de coisificar pessoas aqui). Nesta diferença que me veio a cabeça falando sobre o reencontro de hoje é que fiquei pensando nas saudades e lembranças que mantenho (bom, além das inconscientes).
A música agora me sugere: saudade, eu te matei de fome. E tarde, eu te enterrei com a mágoa.
Se hoje eu já não sei teu nome, teu rosto nunca me deu trégua. 
Seca, mas nunca morre.
Verdade, eu te cerquei de longe.

Tardei, quis nunca mais partir
É como um filme todas as vezes que, em pensamento, retorno minha atenção a uma única fase da vida. E é talvez por isso que esse pensamento ocasional de reencontro tenha mais o peso da saudade que da lembrança. Não é por inteiro. Todos ali sabem, e todos sentem esta ausência à sua maneira. Uma falta bastante específica que outrora fora o elo do que se vê hoje sentado em volta a mesa do bar discutindo a política do Brasil.


Se esse reencontro trouxesse tudo o que em outros tempos esperei, não acho que esta reflexão caberia em mim. E digo com tristeza que sinto que grande parte das reflexões em efeito não seriam eu, eu talvez fosse menos poesia do que sou hoje. Ia dizer que não sei se é (ou seria) uma pena. Na verdade gosto muito do que sou e pretendo poder dizer mais sobre lembranças que sobre saudades.

Nenhum comentário: